quarta-feira, janeiro 04, 2006

Nao eh facil....



Vivo num pais de putarias....

Sai do Brasil, onde TUDO eh motivo para tomar uma cerveja, e cheguei a esse pais do extremo oriente, ha mais ou menos dois anos. Triste, achei que nao teria mais toda aquela sacanagem, aquela putada desgracada de fim de semana, e que todo o meu cotidiano seria refletido em olhares puxados e serios.

Mas que nada....

O destino sorriu para mim, e me mandou para o pais onde, depois do Brasil (logico), pede-se somente um quezinho para iniciar uma putada, uma cervejada daquelas de meter inveja no vizinho, por ter te sacaneado quando o teu time de futebol perdeu pro dele, e voces deixaram de se falar.

Pois vejam bem, para ilustrar meu infame coloquio, vou descrever um tanto das atividades confraternais de fim de ano no Japao.

Novembro: O ano comeca a terminar, e desde o inicio de outubro as luzes de Natal piscam nas ruas. Fala-se em "bounenkai" (despedida do ano velho - uma celebracao onde se bebe muito e se esquece dos problemas do ano decorrido). Os "bounenkai" se dao em geral em meados a fins de dezembro, e deve-se planejar meticulosamente onde ele ocorrera, pois nao pode faltar bebida e comida. Planeja-se um bounenkai num bar, durante varios fins de semana consecutivos, sem chegar em nenhuma conclusao, ate que esteja-se EM CIMA DA HORA para fechar a data do tal evento. Note que existem bounenkais para CADA ATIVIDADE exercida. Ou seja: Se tu so trabalhas e nao tens amigos, azar o teu, havera apenas um bounenkai no teu fim de ano, com os teus companheiros de trabalho. Se tens uma vida social agitada, tu vais beber muito, meu amigo....

Dezembro: Ja bebeste nos teus varios bounenkais, e o Natal ta em cima. O Natal para os japoneses eh uma data preciosa, pois eles levam suas namoradas/esposas/primas/cadelas de estimacao para o motel NESTE DIA. Para uma japonesa, deixar de dar durante o Natal eh sinonimo de derrota. Muitas meninas se suicidam nessa epoca do ano por nao terem sido comidas por ninguem. Algumas saem para beber e se atracam no primeiro velhinho que se sente ao seu lado, so para dar pra ele. Se tu nao tens namorada/esposa/prima/cadela de estimacao ou outro animal que seja, tu vais prum bar e enche a cara. Se tu tens uma das companhias referidas acima, tu tambem vais prum bar e enche a cara, mas depois tu vais pro motel.

Dezembro: Trinta e um de Dezembro e o ano ta acabando mesmo. Ano novo, tu vais prum bar e enche a cara. Countdowns, concertos de roque enrola, de tudo rola um pouco nessa data. E nesse tudo, sempre ha cerveja. Sempre....

Janeiro: Primeiro dia do ano. Eh dia de rezar, de agradecer por ter sobrevivido aos bounenkais e natais e anos novos, e por ter bebido bastante durante esses dias... Tu vais num templo shintoista para ser abencoado por deus, qualquer um (No Japao ha muitos deuses). Nao importa qual deus seja, TODO deus japones eh chegado numa birita. O que encontras de manha cedo num templo shintoista? Saque! E tu bebes a primeira de varias doses do dia. Note que ha muitos deuses no Japao. Se tu es muito religioso, podes passar o dia inteiro peregrinando por templos shintoistas enquanto tomas umas goros com a bencao do Senhor. Cai a noite, e tu vais num templo budista, rezar um pouco mais. Chegando la, o que tu encontras? Saque doce! Excelente para recuperar os niveis de glicose.

Janeiro: Desde vinte e oito de Dezembro ate seis de Janeiro, QUASE TUDO no Japao eh fechado -- de supermercados a caixas eletronicos, pois ate as maquinas merecem descanso nesse nobre e estupido pais. Aos poucos, tu vais recobrando as tuas energias de tanta bebedeira, e nesses dias todos so tens duas opcoes para se divertir: Lojas de conveniencias e bares -- os unicos estabelecimentos que nao fecham para as comemoracoes de fim de ano no Japao. Ja sabes o que vais comprar nas lojas de conveniencia e eu nem te digo o que tu vais fazer nos bares....

Janeiro: Ja eh seis de Janeiro do novo ano que se inicia, e tu voltas ao trabalho. Ali chegando, tu reencontras os mesmos filhos de uma puta que te sacanearam e que sacaneaste ao longo do ano, e voces resolvem fazer um "Shin nen kai", ou seja, uma confraternizacao pelo novo ano que se inicia, mais ou menos um "bounenkai", so que ao contrario -- ao inves de esquecer das cagadas do ano que passou, tu vais profetizar as cagadas do ano que inicia.

O meu foi ontem....

Cinco de Janeiro, dez horas da manha, e eu sentado na frente do computador desde as sete e trinta. Nao eh facil....

Nao eh mesmo.

4 comentários:

Maluco disse...

Quem não está no Japão e perdeu tudo isso aí pode fazer retroativo num final de semana só aqui no Brasil?
To preocupado. Já pensou se 2006 é um ano negro por falta de bounenkais ou Shinenkais?

Madame disse...

Resumindo: todo este post serviu só para dizer que tu bebeu feito um desgraçado este fim de ano né????

Em tempo, eu não pensava que as japas fossem tão vagabundas assim... bom saber por que eu tenho um marido que tem uma queda por essa raça ordinária. Né???

Agora já chega de alcóol né sr. Breno! Chega né?

Bowie Macgowan disse...

Maluco,
A quantidade de bou e shin nen kais de 2005 foram exatamente nas mesmas proporcoes de 2004, que eu ja estava no Japao. Nao creio que as coisas vao mudar em 2006.

Lili (mon amour),
"ja tive mulheres/ de todas as cores/ de varias idades/ de muitos amores...."

Madame disse...

sim, sim.