terça-feira, junho 24, 2008

Eu nem resisto - Cordon Bleu de filhote ao molho de chocolate


Tu pegas uma boa peça de filhote, ou de qualquer outro peixe de carne branca e tenra, e cortas uma fina fatia no sentido das fibras do músculo. Tu cortas umas quatro fatias finas dessas.
Tu pegas quatro fatias generosas de queijo Gruyère. Tu pegas mais quatro fatias finas de presunto cru. E tu dispões de uma boa mostarda forte, alemã de preferência.

Tu pegas cada fatia do peixe, lava gentilmente com limão espremido e sal, e tu pincelas a fatia com um pouco da mostarda. Tu fazes isso em cada uma das quatro. Tu dispões cada fatia generosa de queijo Gruyère sobre a mostarda, e sobre elas as fatias de presunto cru.

Tu encerras cada conjunto enrolando para que a carne do peixe fique por sobre, e tu passas sobre farinha de trigo; depois sobre clara de ovos mexida; e por fim sobre farinha de rosca floculada.

Tu fritas cada um dos empanados em imersão, até que doure a farinha de rosca. Tu secas cada um deles sobre toalhas de papel frituras, até que se absorva a última gota de óleo.

Daí tu dissolves meia colher de manteiga em uma frigideira pequena, com mais meia colher de molho inglês e um tanto de chocolate semi-amargo. Tu adicionas açúcar, e depois sal, ao teu gosto.

Tu dispões cada um dos empanados sobre um prato branco, e pincela um pouco do molho de chocolate recém saído do fogo sobre cada um deles. Tu decoras os arredores do prato com umas pinceladas do molho e mais dois ramos de alecrim fresco; além de uns raminhos de hortelã fresca.



Tu serves quente, acompanhado de arroz tailandês aromatizado com jasmin; vinho tinto Carménère, e uma salada de alfaces roxos crespos, cebola roxa, tomates cereja e queijo branco. Tu pões o concerto de Chet Baker ao vivo em Paris em 1978, tu apagas as luzes e tu acendes as velas.

Tu apagas as luzes e tu acendes as velas....

2 comentários:

Anônimo disse...

a vida ´cruek mesmo, tudo o que é bom não podemos exagerar!!!

Unknown disse...

Puxa! Post culinário mega-inspirado. Seria um post culinário ou poético? Os ambas as opções? =]